29 jul 2022

Autoestima

– Como melhorar a autoestima? 

– Confira 10 atitudes para você ter mais autoestima!!! 

Vira e mexe chegam até nós algumas dicas sobre como podemos desenvolver essa tão falada autoestima. 

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto, de um ponto de vista da psicologia comportamental?

A autoestima é o gostar de si mesmo. Isso é construído socialmente, ou seja, quando outras pessoas demonstram que gostam de nós e nos valorizam, há mais chances de gostarmos de nós mesmos. O contrário também é verdadeiro – quando não nos sentimos apreciados, tendemos a ter uma baixa autoestima.

Isso acontece ao longo de nossa vida toda, em nosso dia a dia. Quando fazemos algo, normalmente os outros reagem a isso de alguma forma, seja elogiando, criticando ou até mesmo ignorando. Na construção da autoestima é necessário que o outro não elogie só o que a gente faz, que é o nosso comportamento, mas que enfatize a pessoa! Ou seja, em uma frase de elogio, o “você” tem que estar presente. Vamos colocar um exemplo: 

Pedro chega da escola e entrega aos seus pais seu boletim com boas notas. Eles podem elogiar de duas maneiras: 

  1. as notas do seu boletim nos deixaram felizes;
  2. você nos deixou felizes com as notas do seu boletim;

Qual alternativa você avalia que é mais adequada? 

Nas duas alternativas a criança foi elogiada, mas na “2” houve destaque ao pequeno, não apenas no seu comportamento. Essa é uma forma de valorizar a pessoa, contribuindo para o desenvolvimento de sua autoestima.

Outro exemplo: 

A mãe chega para buscar o filho após seu jogo de futebol. Ele está vermelho, ofegante e demonstrando tristeza. Antes mesmo de perguntar  o resultado do jogo, ela o abraça e convida para tomarem juntos um suco bem gelado. Isso demonstra que ela não ama futebol, ama o filho. 

Quando nos sentimos amado pelo outro, vamos aprendendo a amar a nós mesmos, e a partir disto, vamos nos diferenciando das outras pessoas, aprendendo nosso valor próprio. 

E quando não conseguimos nos amar? 

Nesse momento, podemos procurar ajuda para entender como que foi o processo da nossa vida que contribuiu para  que nos sentíssemos assim. Novas relações podem ser construídas, contribuindo para o desenvolvimento de nossa autoestima. O processo terapêutico pode nos ajudar nesse desenvolvimento, em especial por ser um espaço para recebermos afeto e sermos ouvidos!

Referência deste material:

GUILHARDI, H. J. (2022). Auto-estima, autoconfiança e responsabilidade. 2022. In: Maria Zilah Brandão, Fátima C. S. Conte e Solange M. B. Mezzaroba (Orgs.). Comportamento Humano: Tudo (ou quase tudo) que você gostaria de saber para viver melhor. Santo André: ESETec.

Siga nosso Instagram

Desenvolvido por Digitaria - Agência de Marketing Digital