Essa é uma estória de tradição grega. Depois de perder uma guerra, Atenas devia mandar para Creta, a cada 9 anos, um navio com 7 rapazes e 7 moças que seriam devorados pelo Minotauro. Depois de alguns envios, o filho do Rei Egeu, de Atenas, foi um dos enviados. Ele se chamava Teseu, e conseguiu matar o Minotauro e escapar, retornando vitorioso para Atenas! Como agradecimento aos deuses, os atenienses decidiram preservar o navio vitorioso para a posteridade. Ancorada e sem uso, a embarcação começou a se deteriorar pela ação do tempo. Cada parte que se deteriorava era substituída por uma nova e idêntica. Isso ocorreu tantas vezes que diferentes filósofos discutiram a seguinte questão: apesar de tantos consertos e substituições, o navio era o mesmo? Alguns afirmavam que, mesmo com todos os consertos e substituições, aquele ainda era o importante navio que foi a Creta. Outros alegavam que a embarcação era nova, pois já não tinha mais suas peças originais. O que essa estória mitológica tem a ver conosco?
Pare por um minuto e reflita um pouco. Observe a si mesmo fisicamente. Pense em sua personalidade. Identifique como é seu dia a dia, sua rotina, quais suas principais atividades. Perceba que sentimento te preenche nesse momento. Você sempre foi como é hoje? O que você acabou de notar sobre si fazia parte de você na sua infância? E na sua adolescência? Você tem o mesmo físico, a mesma personalidade, a mesma rotina que tinha em outros momentos de vida? As emoções que estão presentes em você sempre estiveram aí, ou você é um mar onde já navegaram diferentes sensações e sentimentos?
O passar dos anos, nossas experiências e nosso amadurecimento nos transformam a cada segundo. Desde as células do nosso corpo, até nosso jeito de agir e de sentir, tudo muda ao longo de nossa vida. É comum que em alguns momentos você olhe pra trás e se pergunte onde foi parar aquela criança, aquele adolescente ou aquele jovem que você já foi. Mas você continua sendo você. Resultado de uma história complexa, que em partes foi escrita por você, e em outras, imposta pela vida. Resultado de mudanças as quais você planejou e pelas quais lutou muito, mas também de mudanças sobre as quais você não teve controle algum, muitas delas indesejadas. Resultado de acasos, de erros e de acertos. De momentos felizes, tristes, de raiva ou ansiedade. De amor e de saudade.
Acredito que o Navio de Teseu continua o mesmo. Sofreu os efeitos da história, as mudanças que afetam toda matéria com o passar dos anos. E isso muda, transforma, a tudo e a todos. Apesar de todas as transformações, você ainda é a mesma pessoa. Feita pelas histórias e pelo presente, pela calma e pela turbulência, por muitas pessoas e pela solidão. Perceba o quanto isso é grande, complexo e bonito. Assim é você.