Eu não sei se você sabe, mas psicóloga que se preze também faz terapia, pra dar conta dos trancos da vida e pra dar conta de dar conta dos trancos da vida dos outros.
Pois bem. Meu psicólogo, amante de plantas como eu, me mostrou um vaso em que ele semeou umas sementinhas de camomila, aquelas que você encontra quando compra chá, e me falou: vou cobrir com um plástico e esperar. Pensei, “nossa legal, vou tentar fazer o mesmo em casa”. Lá fui eu, coloquei minhas sementinhas, cobri com plástico para criar uma estufa e deixei na janela que recebia uma luz indireta do sol.
Muito tempo passou (muito tempo: umas duas semanas. Para uma pessoa imediatista é tempo demais) e nada de broto de camomila! Pensei, “esse negócio nem deve dar certo, vou desistir do pé de camomila, comprar umas plantas que já estão ‘prontas’ no mercado e rezar pra não assassiná-las afogadas ou de sede”.
Desde então, uns dois meses se passaram, e lá foi meu psicólogo orgulhoso, mostrar o pé de camomila dele, um ramo crescido que deu até flor que abre de dia e dorme de noite, então disse: “ás vezes a gente só precisa de tempo, Isabella.“
Quando a gente fala que estamos vivendo um tempo de imediatismo e que ninguém está aprendendo a esperar, estamos falando da minha ansiedade para a camomila brotar e da minha desistência precoce.
Pense bem: as informações, o almoço, o filme, a música, a comunicação com os outros e o entretenimento estão ao alcance de um clique e de um segundo.
Muitos pais que chegam para atendimento trazem uma demanda de que seus filhos não sabem esperar e não compreendem que nem tudo é para agora.
E pra resolver isso não tem fórmula mágica. Essa habilidade precisa ser ensinada, a gente não nasce sabendo esperar.
Convide seus filhos a participar dos processos, aqueles que exigem a espera. A cozinha é um bom lugar para isso, fazer o bolo, colocar para assar e esperar o brigadeiro esfriar um pouquinho para colocar a cobertura. Demonstre que ele pode ter algo mais ou menos legal agora se gastar todo o dinheiro que ganhou, ou esperar e poupar e ter algo mais legal lá na frente. Plante com seus filhos e não faça como eu. Espere a sementinha brotar!